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6 pontos-chave para você avaliar em uma agência de marketing digital

Conheça 6 indicadores-chave que você deve avaliar numa agência de marketing digital antes de contratá-la.

Você sabia que uma agência de marketing digital com experiência de mercado e estratégias inovadoras em marketing pode ser essencial para o seu negócio alcançar melhores resultados?

Apesar de entender que é necessário estar presente no mundo digital, muitos empreendedores ainda não sabem como podem colocar essas ações em prática. Em meio a tantas estratégias e ferramentas, qual é a melhor alternativa para atrair audiência certa e conquistar autoridade na internet?

O segredo para o sucesso pode estar em encontrar uma boa agência de marketing digital. Para isso, é preciso trabalhar com o parceiro certo e que esteja bem alinhado com os objetivos da sua empresa — realmente concentrando os esforços para potencializar os resultados do seu negócio.

Para ajudá-lo a procurar e identificar essas empresas parceiras, veremos 6 indicadores-chave que você deve avaliar numa agência de marketing digital antes de contratá-la. Confira agora!

1. Expertise e know-how em seu segmento

Um dos primeiros fatores que devem ser avaliados em uma agência de marketing digital é a expertise que ela possui no seu segmento de atuação. Uma empresa que costuma atender apenas pequenos comércios locais teria muita dificuldade em elaborar uma estratégia de marketing digital para uma grande empresa com presença internacional, não é mesmo?

Por outro lado, uma agência que já possui diversos clientes e cases de sucesso de um mesmo segmento consegue alcançar melhores resultados — afinal, ela já entende exatamente como funciona o comportamento do consumidor e sabe bem como se comunicar com os clientes. Se você gerencia uma construtora, certamente, procura por uma agência de marketing digital que compreende as particularidades do seu segmento e sabe o que os seus clientes desejam, certo?

O mesmo vale para uma concessionária, por exemplo, que precisa mostrar o seu valor para um público que costuma dar atenção apenas para o preço dos veículos ou um e-commerce que enfrenta dificuldades em conquistar espaço em um mercado repleto de concorrentes. O know-how da agência num determinado segmento combinado com os seus conhecimentos pode potencializar os resultados obtidos.

2. Ações de marketing inovadoras e tecnologias de mercado

É cada vez maior a quantidade de ferramentas que estão à disposição para colocar em prática uma estratégia de marketing digital. Conhecer um pouco melhor quais são os softwares utilizados pelas agências de marketing digital pode ser um ótimo indicativo da qualidade dos resultados que a sua empresa pode alcançar.

São inúmeras as possibilidades de atuação no mundo digital — que incluem produção de conteúdos em blog, ações nas redes sociais, e-mail marketing, otimização para os mecanismos de busca, entre diversas outras. A utilização das ferramentas corretas para automatizar esses processos é um grande diferencial.

3. Táticas de marketing eficazes para seu segmento

Você já ouviu falar sobre growth hacking? Trata-se de uma expressão dada a uma estratégia de marketing inovadora que combina o marketing e a engenharia. O objetivo é encontrar oportunidades ou brechas (hacks) para o rápido crescimento da empresa (growth).

Toda essa estratégia é realizada com base em experimentos e acompanhamento de métricas. Dentre as ferramentas utilizadas na execução do growth hacking estão o estímulo aos conteúdos virais, aquisições, marketing de conteúdo, práticas de e-mail marketing, otimização para mecanismos de busca (SEO), dentre outras. Tudo isso é organizado em torno de um funil composto de 5 estágios:

  1. Aquisição (junção das melhores práticas para atrair e conquistar um cliente);
  2. Ativação (foco na entregar de uma primeira boa experiência para o cliente);
  3. Retenção (comprimento na satisfação total do cliente ao ponto dele continuar utilizando seu produto ou serviço);
  4. Receita (mensuração do quanto os clientes estão gerando de faturamento para sua empresa ao invés de usar versões grátis, por exemplo);
  5. Indicações (entendimento do número de clientes que estão convidando amigos e conhecidos para se tornarem seus clientes também).

Nesse contexto, uma agência de marketing digital que conhece bem as técnicas eficazes de marketing para o seu segmento consegue aplicar de forma mais assertiva as técnicas, promover os melhores resultados em pouco tempo e tudo isso com  uma maior facilidade. Muito bom, não é mesmo?

4. Estratégias alinhadas com os objetivos da sua empresa

O alinhamento de objetivos é fundamental em qualquer relação de parceria, certo? E no momento da contratação de uma agência de marketing digital isso não é diferente. As estratégias que a agência deseja adotar para ajudar a sua empresa devem ir ao encontro, exatamente, ao que sua empresa pretende alcançar.

Uma empresa interessada em aumentar o número de vendas no menor tempo possível não quer esperar vários meses para uma longa estratégia de atração e conversão de leads, concorda? Por outro lado, uma outra empresa que tem o foco em construir relacionamentos e fidelizar os clientes poderia adotar uma estratégia completamente diferente.

5. Certificações

As certificações obtidas pelas agências de marketing digital servem como um ótimo indicador-chave para você verificar a qualidade do serviço prestado. Elas atestam que a agência em questão possui competências e habilidades relacionadas diretamente ao trabalho de marketing no ambiente digital.

Entre as principais certificações estão as da Resultados Digitais e VTEX e Google Partner — referências no marketing digital, compra de mídia digital e em desenvolvimento de e-commerce.

6. Prazos, metas e resultados reais

O processo de trabalho com uma agência de marketing digital deve fluir de forma positiva para ambas as partes. Por isso, a definição de prazos, metas e resultados a serem atingidos é uma etapa muito importante — tanto para que seja criado um bom relacionamento quanto para que realmente sejam alcançados os melhores resultados para sua empresa.

Esse é um dos principais pontos pelos quais contratar uma agência de marketing digital é melhor do que fazer marketing internamente. Em meio a tantas outras demandas e preocupações na gestão de uma empresa, muitas vezes a produção de conteúdos ou execução de ações na internet fica em segundo plano.

Você deve transmitir uma mensagem de valor ao seu público para gerar engajamento e mostrar que é uma autoridade dentro do seu segmento, não é? E uma agência de marketing digital consegue auxiliá-lo a organizar as suas ideias e colocá-las em prática de forma efetiva — desde que as ações sejam executadas seguindo um cronograma e com monitoramento dos resultados obtidos.

Considerando todas as vantagens proporcionadas por uma agência, basta que você encontre uma boa sintonia para a criação de uma estratégia e faça as definições de como funcionarão os processos de trabalho. Quando todos estão com o mesmo mindset e sabem onde desejam chegar, a sua empresa pode dá um grande salto para consolidar a sua presença digital.

Conquiste os melhores resultados com uma agência de marketing digital

Uma agência de marketing digital inovadora e com foco em resultados tangíveis pode ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos e até ultrapassar as metas planejadas. Para conquistar resultados fantásticos, basta encontrar uma agência comprometida com o sucesso do seu negócio.

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