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O que é Inbound Marketing: Entenda o Marketing de Atração e desenvolva métodos para encantar e atrair clientes

Definimos Inbound Marketing como a soma de tática criada para a publicidade digital com objetivo de trazer tráfego e transformá-lo em clientes usando conteúdo importante. Distinto do marketing clássico, no Inbound Marketing nós não vamos atrás de clientes, e sim, trazemos canais como engrenagem de busca, blogs e redes sociais para usá-los

Inbound Marketing
Inbound Marketing

Você sabe o que é Inbound Marketing?

Essa é a estratégia mais importante de marketing que se tornou uma grande tendência no mercado porque é muito importante criar bons relacionamentos com o público – contribuindo, portanto para o fechamento de mais vendas.

Lembre-se

O mais importante para seu sucesso pode ser facilmente entendido quando analisamos as mudanças no perfil de compra dos consumidores.

Porque com o fácil acesso à informação proporcionada pela internet, os clientes desejam ir além dos produtos e serviços que compram.

Portanto é justamente nesse momento que essa estratégia surge criando um melhor posicionamento da sua marca, fazendo com que ela seja notada no momento de pesquisa.

Vamos Imaginar

Imagine que você esteja pensando em trocar de carro e faça algumas pesquisas sobre o assunto na internet.

Você encontra o blog de uma concessionária com diversas dicas sobre como escolher um bom veículo, formas de financiamento e informações confiáveis sobre valores de carros.

Além das chances de que você crie uma boa percepção sobre essa marca e se torne um cliente são muito maiores do que se tivesse apenas visto um outdoor anunciando carros com preços promocionais, certo?

Portanto, neste artigo, veremos o que é Inbound Marketing e como essa estratégia digital pode beneficiar a sua empresa. Confira agora!

Mas afinal, o que é Inbound Marketing?

Você costuma pesquisar por produtos ou serviços na internet antes de tomar a sua decisão? Ou então gosta de acompanhar conteúdos de qualidade sobre assuntos do seu interesse em blogs empresariais? Foi pensando nesses hábitos, que são cada vez mais comuns entre o público, que surgiu essa estratégia.

Dificuldades dos Empreendores

Muitos empreendedores enfrentam dificuldades em compreender o que é Inbound Marketing porque possuem a visão de que trata-se apenas da utilização de ferramentas digitais.

Portanto, ele nada mais é do que uma estratégia de marketing completa que representa uma forma de abordagem ao seu potencial cliente – e não apenas mais um canal de comunicação.

Marketing de atração

Não é por acaso que o inbound marketing também é conhecido como “marketing de atração”. Por atrair o público e criar relacionamentos através de interações, além disso, encantando os clientes e fazendo com que eles venham até a sua marca.

Atração INBOUND MARKETING
Atração INBOUND MARKETING

Educar seu público pelo Inboud Marketing

Diferentemente do Outbound Marketing (o nome dado às estratégias do marketing tradicional) que vai atrás do cliente e utiliza ações invasivas e unilaterais, o Inbound busca educá-lo, portanto criando uma relação mais próxima entre sua empresa e seu potencial cliente.

Portanto

Considerando todos esses dados, podemos responder o que é Inbound Marketing: o conjunto de estratégias que vão além do objetivo de atrair pessoas interessadas nos seus serviços ou produtos e convertê-las em clientes.

Vantagens de investir no inbound marketing

Depois de entender melhor o que é Inbound Marketing, você precisa ir mais além e entender porque utilizar essa estratégia torna mais eficiente o processo de vendas da sua empresa.

porque, pense em uma empresa que anuncia os seus produtos em uma propaganda de televisão. Trata-se de uma ação com alto custo e difícil mensuração dos resultados — afinal, é muito difícil saber quantas pessoas realmente assistiram a sua propaganda e quais delas ficaram interessadas na sua empresa.

Propagandas em meios tradicionais

O fato é que essas ações de interrupção com propagandas em meios de comunicação tradicionais cessam o que realmente o público deseja consumir.

Portanto, um vídeo no YouTube interrompido com propagandas, os comerciais no meio de um filme na televisão, os anúncios nas matérias do jornal ou a entrega de panfletos no meio de um passeio no centro da cidade.

Estratégia de Inbound Marketing

Já uma estratégia de Inbound Marketing utiliza várias plataformas digitais que, vai além de diminuir o custo do seu investimento em mídia, também oferecem a possibilidade de ir além  de mensurar todo o resultado proveniente de suas campanhas.

Portanto, você também passa a conhecer melhor os seus potenciais clientes, melhorando o seu relacionamento e aperfeiçoando a experiência deles com a sua empresa, e sobretudo, alavancando os resultados em vendas do seu negócio.Estratégia INBOUND MARKETING

Objetivos Inbound Marketing

O Inbound Marketing possui um objetivo completamente diferente das demais estratégias de marketing, porque ele entrega a satisfação total aos seus consumidores.

Essa abordagem vai além e promove uma série de vantagens para as empresas. Confira as principais delas:

  • Crie autoridade no seu mercado.
    Através da produção de conteúdos para as pessoas interessadas no seu setor é possível criar autoridade de mercado, portanto, tornando sua empresa mais importante em referência em seu segmento.
  • Ganhe visibilidade na sua área de atuação.
    Estar na internet é mais importante para ser notado, não é mesmo? As estratégias de Inbound Marketing vão além e visam aumentar a visibilidade da sua empresa dentro do segmento em que atua.
  • Eduque melhor o seu público.
    Existe uma diferença muito além entre a comunicação de uma empresa que vende produtos mais simples e de menor valor agregado.

    Exemplo: o setor B2C de alimentos e outra que presta serviço de consultoria empresarial para o segmento B2B, concorda?

    porque, você precisa entender que no caso de quem possui serviços ou produtos de maior complexidade, o Inbound Marketing oferece a chance de educar o seu potencial cliente e mostrar o real valor agregado do que você tem a oferecer.

  • Diminua os custos de marketing da sua empresa.
    Existe um grande número de empreendedores que buscam descobrir o que é Inbound Marketing pensando no aspecto financeiro.

    Porque os custos envolvidos nas ações digitais são muito menores do que as despesas com propagandas off-line como televisão ou outdoors, por exemplo.

  • Aumente suas vendas. Melhore a eficiência do seu time comercial porque  alinhando as estratégias de automação de marketing com as metas de vendas da sua empresa, e conte com o auxílio de ferramentas como o RD Station para mensurar seus resultados.
  • Mensure e controle melhor os resultados. Todas as ações realizadas no ambiente digital podem ser facilmente mensuradas e controladas. Portanto isso significa que você sabe, exatamente, qual é a efetividade das ações e pode trabalhar para otimizar os resultados em tempo real.

INBOUND MARKETINGBoas práticas do Inbound Marketing

Você pode encontrar na internet inúmeras ferramentas que podem ser aplicadas com o objetivo de ir além de atrair e engajar as pessoas certas.

Portanto para obter sucesso no mundo digital, você precisa criar uma boa estratégia de Inbound Marketing e escolher as melhores práticas para interagir com os potenciais clientes da sua empresa.

Veja algumas das principais práticas do Inbound Marketing:

  • Defina suas personas. As personas são representações semi-fictícias dos seus clientes ideais e têm a função de ir além de direcionar todas as suas ações para quem realmente pode ter interesse nos seus produtos ou serviços.
  • Produza de conteúdo. Você pode educar seus potenciais clientes através de conteúdo mais importante, de valor e destinado a cada fase do funil de vendas.É a partir da produção de conteúdo com informações relevantes para seus consumidores e futuros consumidores porque asim a sua empresa será encontrada e criará bons relacionamentos.Você pode criar landing pages para converter seus potenciais clientes e começar um relacionamento via e-mail marketing.
  • Relacione-se por e-mail marketing. Porque o envio de e-mails segmentados para o seu público-alvo pode ser muito efetivo para nutrir um relacionamento com os seus clientes.
  • Ganhe presença nas mídias sociais. Esteja presente nas mídias sociais que sejam pertinentes ao seu negócio e melhore a presença da sua empresa nos meios digitais.
  • Pratique as técnicas de SEO. Portanto utilize as boas técnicas da otimização para mecanismos de busca (Search Engines) que contribuem para que a sua empresa seja encontrada mais facilmente no Google e nos demais locais de busca, sem a necessidade de links patrocinados.
  • Acompanhe a sua performance online. Toda a sua performance no mundo digital, portanto é acompanhar as ferramentas desenvolvidas para facilitar e identificar os resultados obtidos a fim de otimizá-los, ajustando-os sempre que possível.

Como aplicar o Inbound Marketing em seu negócio

Mais importante que entender o que é Inbound Marketing, é fundamental saber como aplicar essas estratégias no seu negócio! Lembre-se: o maior objetivo da sua empresa continua sendo fechar mais vendas.

Porque, depois de conseguir atrair as pessoas interessadas nas informações que você pode transmitir será preciso conduzi-las até que estejam preparadas para fechar um negócio.

Etapas Funil de vendas

O mais importante para uma metodologia eficiente é primeiro preciso conhecer o funil de vendas que é dividido em quatro etapas:

  1. Atraia novos visitantes para o seu site;
  2. Converta cada vez mais leads para a sua empresa;
  3. Relacione para identificar as oportunidades de negócios;
  4. Venda de forma eficiente e alcance melhores resultados.

Funil de vendas

Portanto essa sequência de ações é chamada de funil de vendas ou pipeline — que recebe esse nome pela quantidade de pessoas que avançam por cada uma dessas etapas.

Porque depois de atrair 1.000 visitantes para o seu website, apenas uma parcela deles será convertido em leads e uma parcela ainda menor se tornará cliente, por exemplo.

Portanto toda essa estratégia é divida em 4 etapas que devem ser percorridas pelos seus potenciais clientes desde o primeiro contato com a sua empresa até o momento em que de fato se tornam clientes dela.

O nome de todas essas etapas é conhecida por jornada de compra. Essa jornada se divide nos seguintes estágios:

    • Aprendizado e descoberta
    • Reconhecimento do problema
    • Consideração da solução
    • Decisão de compra

Inbound Marketing: os melhores resultados no mundo digital

Agora o mais importante você já sabe o que é Inbound Marketing e como funciona essa estratégia, certo? Empresas de todos os segmentos podem se beneficiar das práticas do Inbound Marketing quando existe uma boa estratégia servindo como guia.

Mais Importante, dentro das estratégias de marketing digital, o Inbound Marketing representa as práticas que mais dão resultados para as empresas.

Portanto se você deseja aprender mais sobre o Inbound Marketing? Então clique abaixo e faça agora o download do nosso E-book “Introdução ao Inbound Marketing” e saiba mais sobre essa estratégia digital de sucesso.

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