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Inbound marketing para e-commerce: alcance resultados reais de vendas para sua empresa

Uma estratégia eficiente de inbound marketing para e-commerce pode ser o ponto de início para potencializar os resultados alcançados pela sua empresa.

Você certamente tem consciência da infinidade de potenciais clientes que navegam pela internet diariamente, não é? Mas o que poucos empreendedores sabem é como atrair esse público e transformá-los em clientes. Através de ações de marketing eficientes, um e-commerce pode criar as condições perfeitas para um aumento real em vendas on-line através da atração de leads qualificados e na conversão desses leads em vendas.

Trata-se de um processo que busca identificar os potenciais clientes antes que eles mesmos saibam que necessitam do seu produto, nutrindo esses consumidores até o momento em que eles estejam prontos para a compra.

Neste artigo, veremos como o inbound marketing para e-commerce pode ajudá-lo a alcançar resultados reais de vendas na sua empresa. Confira agora!

Como atrair e qualificar o lead através do inbound marketing para e-commerce?

A atração e qualificação de leads através do inbound marketing para e-commerce pode ser colocada em prática através de diversas ações digitais — mas sempre com base em um planejamento que tenha foco na sua persona, ou seja, no seu potencial cliente. Veja quais são os principais passos para concretizar isso:

Entenda o seu funil de vendas e onde o seu lead está localizado nele

O funil de vendas é dividido em quatro etapas básicas:

Visitantes > Leads > Oportunidades > Vendas

Um e-commerce recebe um número muito maior de visitantes do que o número total de vendas que realiza, certo? O objetivo das suas ações de inbound marketing para e-commerce será de aumentar os resultados em cada uma dessas etapas: atrair mais visitantes, convertê-los em leads e gerar oportunidades que se transformam em vendas.

Para que isso aconteça, entender o seu funil de vendas é fundamental. Você sabe em que etapa a sua empresa pode estar errando? Alguns e-commerces enfrentam dificuldades em gerar tráfego de visitantes, enquanto outros falham no último momento e não conseguem levar um usuário a fechar a venda, aumentando assim o número do abandono de carrinho — um dos pesadelos dos e-commerces hoje em dia.

Crie conteúdo para cada fase do seu funil de vendas

Sabendo quais são as necessidades dos leads em cada uma dessas etapas será possível potencializar os resultados em todo o funil de vendas. Na prática, isso pode ser feito através da criação de conteúdo para cada uma das fases. E lembre-se que produzir bons conteúdos não é apenas comunicar as vantagens e qualidades da sua empresa, mas sim entregar materiais de valor e relevantes para todos aqueles que interagem com seu negócio.

Um visitante que entra pela primeira vez no seu blog empresarial deseja obter mais informações sobre como resolver os problemas que ele vive, enquanto um usuário que já está próximo do momento da compra quer saber mais sobre os seus produtos e receber ofertas exclusivas para fechar o negócio.

Além disso, os conteúdos são responsáveis por levar um usuário de um estágio do funil de vendas até outro. Um visitante que lê um conteúdo relevante e resolve baixar um eBook gratuito se torna um lead, enquanto um lead que recebe vários e-mails marketing e newsletters se torna uma oportunidade de venda para seu negócio.

A importância da campanha paga e do SEO

Uma campanha de inbound marketing para e-commerce inicia ampliando a visibilidade da sua empresa no mundo digital. Quanto mais fácil for encontrar a sua empresa, mais potenciais clientes aparecem para visitar o seu e-commerce.

As principais estratégias para aumentar a sua visibilidade são as campanhas pagas e ferramentas de SEO. As campanhas pagas colocam a sua empresa entre os primeiros resultados em uma pesquisa no Google e amplia o alcance das publicações nas redes sociais, enquanto as ferramentas de SEO melhoram o posicionamento orgânico da sua página no Google.

Segundo Augusto César, mídia digital de performance da Bold, as campanhas de mídia paga funcionam como ofertas para o fundo do funil atingindo usuários com maior intensão de compra como é o exemplo das campanhas de Google Search e Display Select Keywords. Já os conteúdos orgânicos do Google proporcionam novos visitantes qualificados para o seu site, uma vez que são planejadas as palavras-chave que levam até os produtos/serviços da sua empresa.

Tenha a tecnologia como aliada

Você já entrou em um website devagar, com links quebrados e de navegação confusa? Geralmente, os usuários que entram nessas páginas ficam poucos minutos e desistem de prosseguir. Uma navegação de baixa qualidade oferece uma péssima experiência e afasta os usuários — por melhores que sejam os produtos ofertados.

Um e-commerce desenvolvido com tecnologia inovadora permite que tudo funcione perfeitamente e não existam empecilhos para o cliente, facilitando o seu acesso e navegação no site. Um website responsivo e de fácil navegação proporciona uma experiência agradável e aumenta o tempo de permanência dos usuários na página — o que também contribui para que mais vendas sejam concluídas.

Aplique uma estratégia omnichannel

Você já ouviu falar da estratégia omnichannel? Essa pode ser uma ótima forma de melhorar os resultados das suas ações de inbound marketing para e-commerce. Trata-se do alinhamento de todos os canais de comunicação do e-commerce para otimizar a comunicação e as vendas com os potenciais clientes.

Além de aumentar a satisfação do consumidor, essa estratégia também ajuda a diminuir o número de abandono de carrinho — que é um problema para os e-commerces atualmente. Você adquire a capacidade de atender o seu cliente através do website, aplicativo, telefone, e-mail, entre outros canais de comunicação.

Com essa estratégia, a sua empresa consegue alinhar diferentes meios de interação, como por exemplo, um cliente pode ser impactado por um anúncio do seu e-commerce, procurar mais sobre a sua empresa nas redes sociais, baixar o app da sua loja para ver mais produtos em seu smartphone e ir presencialmente comprar o produto em sua loja. O importante é que em qualquer dessas opções seja possível concluir uma compra e encontrar todas as informações unificadas e de forma clara.

Mensure todos os seus resultados

Uma das grandes vantagens de explorar as ferramentas digitais é a facilidade em mensurar os resultados. Você pode descobrir facilmente quantos visitantes entram no seu website, quantos deles abandonam uma compra com produtos nos carrinhos, quem abre seus e-mails marketing, o alcance das publicações nas redes sociais, entre diversas outras informações.

É por conta de todas as informações que é possível obter em uma análise dos resultados das suas ações e modificá-las de acordo com a sua estratégia e seus objetivos. Com isso, a sua empresa pode focar apenas nas ações mais assertivas.

Inbound marketing para e-commerce: o caminho para resultados concretos

O inbound marketing para e-commerce é uma estratégia eficaz que traz resultados reais para o negócio. Porém, é importante buscar sempre profissionais especializados e uma agência referência e inovadora no mercado para desenvolver um trabalho com foco em metas — permitindo que os resultados realmente apareçam.

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