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Marketing digital x marketing tradicional : qual a melhor opção para expandir as vendas na sua empresa?

Marketing digital x marketing tradicional : descubra a diferença entre essas estratégias e saiba qual se aplica melhor ao seu negócio.

Qual será a melhor opção para alavancar as vendas do seu negócio. Seria o marketing digital x marketing tradicional? Essa é uma dúvida cada vez mais comum entre os empreendedores brasileiros — que ainda começam a descobrir todos os benefícios em explorar o ambiente digital para atrair o consumidor.

Existe uma diferença representativa entre esses dois tipos de marketing — que se inicia desde os objetivos a serem alcançados e pode ser notada também na execução das ações. Entretanto, é importante citar que ambos podem trazer melhores resultados para sua empresa quando planejados de forma estratégica.

A grande questão é que atualmente um deles está se tornando mais eficaz e assertivo que o outro — o marketing digital. Essa é a grande tendência entre os consumidores atuais, que passam grande parte do seus dia conectados à internet e encontram nos meios digitais uma oportunidade de interagir com as empresas e decidirem quais produtos e serviços irão consumir.

Neste artigo, você saberá qual é a diferença entre marketing digital x marketing tradicional e como você pode utilizar essas estratégias para aumentar as vendas do seu negócio. Confira agora!

Marketing tradicional: como ele é feito?

Para compreender o marketing tradicional, basta olhar um pouco para o passado e analisar a forma como as empresas executavam as suas campanhas de marketing. Anúncios em jornais, televisão, rádio, outdoors e panfletos eram meios tradicionais mais comuns, não é mesmo?

Porém, a principal característica do marketing tradicional não está nos meios utilizados, e sim na lógica por trás da estratégia. Essas ações tinham como objetivo alcançar o maior número de pessoas possível mesmo que muitas dessas pessoas não tivessem o menor interesse no seu produto ou serviço.

Um ótimo exemplo disso são os anúncios das grandes marcas na televisão. Eles são transmitidos várias vezes ao longo do dia e são vistos por uma grande massa de pessoas, certo? Apesar disso, é muito difícil mensurar quantas dessas pessoas realmente se tornaram clientes da marca por conta desse anúncio.

O ponto forte do marketing tradicional

Uma das diferenças entre marketing digital x marketing tradicional é que uma campanha de marketing tradicional está mais direcionada na imagem da marca. O interesse não é de conquistar o seu cliente e educá-lo, mas de passar uma boa imagem, ajudando na construção da sua reputação no mercado.

Essa é uma percepção que cresce inconscientemente nos consumidores. Depois de assistir a vários anúncios de um restaurante em sua cidade, talvez você tome a decisão de ir visitá-lo quando resolver sair para jantar fora. É uma escolha que não considera especificamente o anúncio que você viu naquela manhã,mas sim toda a percepção em relação à marca que foi criada, baseada na repetição de vezes que você foi exposto ao anúncio.

Por essa razão, o grande ponto forte do marketing tradicional é contribuir para o crescimento da imagem da empresa entre o público. Apesar de ser menos mensurável, o marketing tradicional também é preciso no momento de reforçar a imagem da sua marca no mercado e até mesmo aumentar as vendas de sua empresa. Afinal, não é por acaso que até hoje a Coca-cola investe forte nos veículos off-line e em meios tradicionais de comunicação.

Por que o marketing digital surgiu e qual o seu princípio?

O marketing digital nasceu junto com a internet e utiliza as suas ferramentas para interagir com o público. Porém, o foco dessa estratégia não está em ser visto pelo maior número de pessoas, e sim em atingir exatamente aquelas pessoas que têm interesse no seu negócio.

Para isso, podem ser utilizadas uma série de ferramentas: produção de conteúdo, e-mail marketing, mídias sociais, aplicativos, blogs, mecanismos de busca, entre outras. É a integração entre todas essas ferramentas que gera resultados positivos com o público alvo.

O alto retorno em resultados para quem aplica o marketing digital é entendido facilmente. Em vez de assistir a um comercial na televisão que não desperta o menor interesse, as ferramentas de marketing digital conseguem sugerir conteúdos baseados nos gostos do público alvo — fazendo com que ele desperte o interesse por aquela marca exatamente no momento em que ele procura por palavras-chave ou busca por conteúdos relacionados ao seu negócio. Interessante, não é mesmo?

Mas, qual é a diferença de custo entre marketing digital x marketing tradicional?

Outra razão que ajuda a explicar o sucesso do marketing digital no duelo entre marketing tradicional x marketing digital está na questão financeira. Os custos de veicular um anúncio na televisão em um bom horário ou espalhar outdoors pela cidade são bastante elevados, concorda?

Por outro lado, as ações do marketing digital possuem custos muito inferiores que do marketing tradicional. Grande parte das ferramentas podem ser acessadas de forma gratuita  e mesmo optando por impulsionar conteúdos nas mídias sociais ou em anúncios do Google, os custos de mídia ainda são consideravelmente menores.

Como marketing digital pode alcançar mais resultados para seu empresa

Uma análise superficial sobre marketing digital x marketing tradicional revela uma grande diferença nas ferramentas utilizadas. Mas, essas diferenças vão muito além disso. O marketing digital é mais exato e eficiente em razão de todas as possibilidades que a internet cria.

Veja as vantagens da execução de ações no ambiente digital:

Segmentação da comunicação.
Você tem a oportunidade de ser encontrado e se comunicar apenas com potenciais interessados no seu produto ou serviço, deixando de desperdiçar recursos em ações que atingem pessoas que não possuem o menor interesse na sua empresa.

Mensuração dos resultados.
Outra das grandes diferenças entre marketing digital x marketing tradicional é a possibilidade de mensuração dos resultados. Enquanto é muito difícil medir com exatidão a eficiência de um outdoor, você tem acesso a todos os resultados obtidos nas ações do marketing digital — podendo analisar diversas métricas e mudar a estratégia a qualquer momento.

Interação bilateral com o público.
O marketing digital possibilita uma interação bilateral com seu público-alvo, dando voz ao consumidor e gerando mais engajamento.

Acompanhamento da jornada de compra.
Enquanto alguns usuários estão conhecendo a sua marca hoje, outros já estão se preparando para uma compra. Cada uma dessas pessoas merece um acompanhamento diferente, não é mesmo? O marketing digital permite que isso seja colocado em prática.

Tendência do momento: o marketing digital pode ser a estratégia ideal para alavancar as vendas do seu negócio

Neste debate entre marketing digital x marketing tradicional, é inegável que o marketing digital é a grande tendência do momento. Os hábitos dos consumidores estão mudando e grande parte do público alvo utiliza a internet como suporte para tomar as suas decisões de compra — aumentando cada vez mais a efetividade das ações no mundo digital.

Já imaginou se fosse possível identificar quais pessoas estão prontas para tomar uma decisão de compra? Uma boa estratégia de marketing digital é baseada em ajudá-lo a identificar esses potenciais clientes e conduzi-los até o momento da venda.

Marketing digital x marketing tradicional: uma combinação de sucesso

O marketing tradicional vem perdendo espaço entre as empresas, mas é preciso compreender que ele ainda possui uma grande importância em uma estratégia de comunicação tanto para penetração de uma marca no mercado e até mesmo para melhorar os resultados em vendas.

Enquanto isso, o marketing digital quando aplicado por uma agência especializada e com profissionais qualificados pode levar a resultados incríveis — que são potencializados quando alinhados a uma estratégia de marketing tradicional. Por isso quando for escolher sua agência de marketing digital é importante avaliar alguns pontos cruciais para não jogar dinheiro fora.

Na relação entre marketing digital x marketing tradicional quem sai ganhando é a integração das estratégias on-line e off-line.

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