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Como o Growth Hacking pode ajudar na sua estratégia de inbound marketing?

O growth hacking é a expressão utilizada para nomear aquilo que se define como um marketing orientado a experimentos. Ou seja, o growth hacking tem o intuito de identificar oportunidades para a conquista de resultados rápidos e o “growth” (crescimento) da empresa.

Por essa razão, o growth hacking, atuando junto ao inbound marketing, tem ganhado bastante visibilidade nos dias atuais, principalmente por conta de que o mercado de hoje está cada vez mais competitivo e dinâmico, exigindo das ações rápidas em resposta a tais mudanças.

Nesse sentido, o texto a seguir busca explicar o conceito de growth hacking, explorando qual é a sua relação com o inbound marketing e como ele atua na prática dentro das corporações.

O que caracteriza o growth hacking?

growth hacking

O growth hacking é um termo criado pelo diretor de marketing do LogMeIn, Sean Ellis, o qual define este conceito da seguinte forma: “growth hacking é um marketing orientado a experimentos”.

Mas, o que isso quer dizer, de verdade?

O growth hacking estabelece sua base no ato de procurar por espaços em uma estratégia e gerar oportunidades (“hacks”) para que se desenvolvam estratégias específicas dentro de uma empresa. Portanto, o growth hacking está quase que totalmente baseado em encontrar “gatilhos” que permitem um grande crescimento para as organizações quando utilizados. 

O growth hacking conta com a atribuição de abordagens científica para que essas oportunidades sejam facilmente identificadas e exploradas. Portanto, quando Sean Ellis afirma que o marketing é orientado a experimentos, ele diz de uma maneira científica.

Por conta dessas características, o growth hacking é um método que exige um grande conhecimento técnico e conceitual de marketing, compreendendo, também:

  • A psicologia do consumidor;
  • Os processos de uma empresa;
  • A metodologia de experimentos;
  • As tecnologias.

Um exemplo é a área de marketing das empresas de fundição, o profissional precisa saber como ocorre o processo de fundição de matéria-prima quanto conhecer as diversas estratégias de marketing disponíveis.

 Growth hacking e inbound marketing são estratégias opostas?

estratégias opostas

O inbound marketing é uma estratégia da área de marketing cujo objetivo principal é atrair a atenção do consumidor. Isso porque, antigamente, as empresas acreditavam que apenas mostrar para as pessoas os produtos que elas tinham para oferecer era o suficiente para uma compra acontecer. 

A realidade dos dias de hoje é distinta, considerando que as organizações utilizem estratégias para captar a atenção das pessoas, especialmente dentro da internet, com o intuito de promover uma marca.

Ao observar a definição oferecida acima, percebe-se que inbound marketing não é um “rival” do growth hacking, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Essas duas técnicas são extremamente eficientes quando atuam em conjunto, ambas colaborando para a atração de novos clientes e para a captação de leads (potenciais consumidores).

As vantagens do growth hacking incluem reforçar análises de métricas, procurando, além disso, sugerir pontos de melhoria nas estratégias de inbound marketing, tais como:

  • SEO;
  • Conversão e nutrição de leads;
  • Envio de e-mails;
  • Ações nas redes sociais;
  • Entre outras.

Por meio do growth hacking, uma empresa de stands, por exemplo, consegue melhorar a taxa de conversão de seus leads através do reconhecimento de oportunidades de ações que podem ser tomadas para promover o seu serviço de montagem de stands.

Como integrar o growth hacking ao inbound marketing?

growth hacking e inbound marketing

Como já foi dito anteriormente, o growth hacking é uma maneira de aparar as arestas e trazer uma solução mais completa para o que o inbound marketing oferece. Para isso, é necessário entender como que essas duas ferramentas podem atuar juntas.

1) Entendendo o funil de growth hacking

Assim como existe um funil de vendas, também há um funil especificamente para o growth hacking. Conhecido também como “funil do pirata”, ele é dividido em cinco estágios principais:

A aquisição: quando se reúne várias práticas com o interesse de atrair e conquistar um cliente.

A ativação: momento em que o foco das ações é oferecer uma primeira boa impressão ao consumidor.

A retenção: onde os clientes estão tão satisfeitos que continuam utilizando um produto.

A receita: os consumidores estão gerando um faturamento positivo para as empresas.

As indicações: neste momento, os clientes estão convocando os seus conhecidos para também consumirem de uma certa empresa.

Apesar da indicação de todas as etapas mostradas acima, o funil de growth hacking não segue uma ordem cronológica, possibilitando que uma etapa esteja acontecendo enquanto outra ainda não. Isso quer dizer que as empresas podem investir em oportunidades que mais se adequem às suas necessidades.

Para exemplificar esse assunto, pode-se pensar em uma empresa de serviços topográficos a qual pode investir em ações que valorizem as indicações que os seus clientes fazem para outras pessoas, mesmo que isso ainda não esteja trazendo retornos financeiros para a companhia.

2) Definindo objetivos

Tendo em vista os cinco estágios do funil de growth hacking, pode-se começar a, finalmente, pensar nos objetivos que precisam ser alcançados pela empresa. Obviamente, é importante pensar em objetivos não tão mirabolantes, contanto que eles sejam eficazes

Nesse sentido, enquanto a equipe especializada no inbound marketing trabalha no aspecto geral das estratégias, o time de growth hacking, apesar de não existir um setor exclusivamente para este propósito dentro das empresas, deve ser capaz de identificar para onde a empresa quer ir. 

Desse modo, se o growth hacker de um estabelecimento que realiza o conserto de motores elétricos, por exemplo, quer aumentar a retenção de seus clientes, o setor de inbound marketing precisa pensar na viabilidade disso diante das ferramentas disponíveis (redes sociais, SEO, e-mail, entre outras).

 3) Elaborando as ideias

Após ter em mente qual é a etapa do funil de growth hacking e o objetivo a ser alcançado, é hora de colocar a criatividade em ação. O growth hacking só  funcionará através de ideias, afinal, seu propósito é reconhecer oportunidades escondidas.

Uma das melhores formas de obter ideias é utilizando ferramentas como o benchmarking de empresas referência em um mercado. Explorar o site dessas empresas, pesquisar sobre casos de sucesso, consultas a fóruns e grupos específicos.

 Ou seja, uma empresa responsável pela gestão de facilities, por exemplo, pode pesquisar e analisar quais são os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, procurando aprender com eles.

Depois dessas ações, pode-se realizar um brainstorming com a equipe responsável, explorando todas as ideias que vierem na cabeça. Para demonstrar como o growth hacking acontece na prática. 

É possível pensar no caso de uma empresa que realiza a manutenção de geradores de energia, esta firma deseja aumentar a sua captação de leads, por tanto, alguns “hacks” que podem ser feitos é, por exemplo, criar anúncios que oferecem condições e promoções especiais para serviços de manutenção; potencializar a divulgação em redes sociais depois de dados demonstrarem quão promissor postagens no Facebook estão se tornando; criar um sistema de indicação em que tanto a pessoa que indica a empresa quanto o indicado recebem um desconto. Tudo isso deve ser planejado junto com o  setor de inbound marketing.

4) Realizando experimentos

Por último, é nesse tópico que aparece a principal característica do growth hacking, a experimentação, como já dito, essa estratégia é intensamente científica, isso quer dizer que informações da ciência são utilizadas tanto antes quanto depois de uma ação.

Um dos campos da ciência mais usados pelo growth hacking é a estatística. Um exemplo disso é uma empresa que trabalha com projeto hidráulico, para verificar por quanto tempo ela precisa deixar determinados anúncios ativos dentro da internet, pode trabalhar com testes, fazendo uso de um grupo de controle. Assim, esta empresa é capaz de verificar qual é a porcentagem de pessoas afetadas pelos anúncios dentro de um período de um dia.

Dessa maneira, caso os resultados obtidos tenham sido satisfatórios, um negócio que trabalha com a recuperação de piso de madeira, por exemplo, pode colocar em ação todas as ideias obtidas.

 O setor de inbound marketing fica responsável por garantir que tudo ocorra como foi planejado, enquanto que a área do growth hacking irá analisar os resultados da ação tomada. Trata-se de uma prática extremamente importante para empresas que buscam fazer diferente como uma forma de conquistar resultados antes nunca imaginados. Tudo isso garante que as organizações se destaquem perante os seus concorrentes, conquistando maior espaço dentro do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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