Agência de Marketing Digital

Tenha Resultados práticos e expressivos em SEO, Inbound Marketing e Conteúdo Digital.

5 coisas que aprendemos no RD Summit 2018

Imagina passar 3 dias imersos no universo do marketing digital e vendas trocando experiência profissionais com palestrantes consagrados mundialmente e empresas que fazem um trabalho acima da curva? Uma experiência e tanto!

É por isso que nós fazemos questão de estar presentes no RD Summit, o maior evento de marketing digital da América Latina, que acontece em Florianópolis organizado pelos nossos parceiros da RD Station.

Esse ano, com um gostinho especial, marcamos presença como agência parceira, a única Platinum do Norte e Nordeste, concorrendo com as melhores agências de marketing digital do Brasil nas seguintes categorias:  Melhor Case de Sucesso do ano e Especialista em vendas.

Queremos compartilhar um pouco do que vivemos no RD Summit 2018 com você. Continue lendo e saiba tudo sobre esse momento incrível de troca e aprendizagem para nossa empresa e nossos clientes.

1) RD Summit 2018: 3 dias de conhecimento e novas vivências

RD Summit 2018_bold_6Para ter noção do tamanho do evento, durante o RD Summit 2018, aconteceram 150 palestras de personalidade conhecidas no mundo do marketing digital, isso tudo em apenas 3 dias de evento. Certamente foi intenso e a nossa missão foi de aproveitar ao máximo essa aprendizagem.

Como a equipe da Bold foi para Floripa, tivemos que nos dividir estrategicamente para assistir à todas as atrações que mais nos chamaram a atenção. O objetivo foi trazer o máximo de informação para casa e tirar o máximo de proveito para entregar aos nossos clientes as melhores tendências do mercado.

2) Otimização para mecanismos de busca: o futuro do marketing

RD Summit 2018_bold_5Uma das palestras que nos chamou mais atenção foi a da especialista em SEO, Maryna Hradovich, que nos contou como as empresas podem adaptar estratégias para acompanhar o comportamento dos usuários.

Maryna é vice-presidente de growth do SemRush, um software de análise de marketing e ferramentas SEO, e compartilhou as tendências para o futuro dos mecanismos de buscas.

Atualmente as pessoas utilizam muito mais o mobile do que o desktop para fazerem suas pesquisas. Por isso, já é pré-requisito que o seu site seja responsivo. Além disso, até a rapidez de carregamento da página da web é um critério para ranqueamento no Google.

Por estar cada vez mais esperto, o Google, através da sua capacidade de machine learning, entende quando um conteúdo foi útil para quem procurou por determinada palavra-chave. Ele se baseia no tempo que o usuário gastou naquele site e com isso passa a ranquear melhor os sites que mantém o leitor por mais tempo.

Outras tendências do momento citadas por Maryna são os princípios da nova atualização do Google. Conhecidos como EAT (Expertise, Authoritativeness, Trust) na tradução quer dizer conhecimento, autoridade e credibilidade. No caso, o conteúdo exposto tem que mostrar conhecimento sobre o que está falando sendo abrangente ao abordar o tema, mas também oferecer uma boa experiência ao usuário evitando que ele se disperse dentro do conteúdo e garantindo que ele responda às suas dúvidas. Na autoridade, se trata do poder que a empresa tem para falar sobre determinado assunto e, principalmente, de quem o escreve. E a credibilidade é justamente sobre a autoridade de quem escreve o conteúdo, pois um artigo escrito por um contador para uma empresa de consultoria contábil, na lógica do Google, seria mais confiável. Todos esses princípios ajudam na hora de ranquear o conteúdo nas pesquisas orgânicas do Google.

Maryna ainda pontuou que só cresce o número de buscas por voz e lança o desafio para as agências, já que as buscas dos usuários são mais complexas quando feitas por comando de voz.

3) Psicologia e marketing tem tudo a ver!

RD Summit 2018_bold_4O palestrante de umas das main sessions foi o professor de marketing e psicologia da Universidade do Estado do Arizona, Robert Cialdini. Ele ficou conhecido como o pai da persuasão depois de lançar o best-seller “As armas da persuasão”.

Robert compartilhou no palco do RD Summit 2018 os 6 princípios da influência social, que são: reciprocidade, escassez, autoridade, consistência, afinidade e consenso. Esses princípios têm o poder de ativar gatilhos mentais que funcionam a partir da humanidade das pessoas.

Já o Tim Ash, especialista em otimização de conversão, explicou como as pessoas ainda são muito instintivas na tomada de decisões. Antes de agir, nossos cérebros percorrem reação, emoção e razão normalmente de forma prática.

Por isso, Tim justifica que os profissionais de marketing devem sempre atuar para simplificar as decisões dos consumidores. Adaptar táticas, linguagens e design focando no comportamento e na biologia, e menos na tecnologia. Afinal, as pessoas serão sempre o foco das ações de marketing.

Ou seja, não dá para encarar landing pages e campanhas de marketing só monitorando os dados, é preciso analisar o comportamento e a mente humana para ser mais assertivo.

4) O segredo é o Business Intelligence

RD Summit 2018_bold_3Guarde esse termo! Business Intelligence (BI), ou inteligência de mercado, foi um dos assuntos mais falados ao longo do RD Summit 2018. Não poderia ser diferente já que hoje vivemos a era de geração frenética de dados e o BI é justamente um estudo do que fazer com tudo isso.

Atualmente, cada empresa gera seus próprios dados, mas não sabe o que fazer com eles e acaba desperdiçando algo muito precioso para o seu crescimento.

Explorando essa nova ferramenta, é possível tomar decisões mercadológicas baseadas nessas informações e processos que compreendem a jornada do cliente.

Por exemplo, é possível descobrir quais são os melhores canais de aquisição de clientes, o tipo de comunicação que faz mais sentido para determinado público-alvo, quanto tempo dura a jornada de compra do cliente e outras informações assertivas para aumentar as vendas de uma empresa.

Dentro da Bold, já estamos implantando a cultura da inteligência de mercado para estudar as possibilidades e levar maiores resultados para nossos clientes.

5) Marketing digital é um universo em expansão

RD Summit 2018_bold_1O marketing é uma área de estudos complemente multidisciplinar e por isso os conhecimentos são inesgotáveis, principalmente porque o mercado está sempre em constante expansão e descoberta.

Presenciar um evento como o RD Summit 2018, deixa aquela sensação de que você ainda tem muita coisa para aprender e nos abre os olhos para as milhões possibilidades que estão surgindo dentro do mercado.

No entanto, sabemos que bons profissionais estão à frente das novas tendências. Por isso, queremos sempre renovar nossa mentalidade e pensar as estratégias mais eficazes para entregar, cada vez mais, os melhores resultados aos nossos clientes.

Seja Bold e receba nosso conteúdo em primeira mão!